Os artigos

Na língua luxemburguesa, assim como na alemã, existem 3 gêneros: masculino, feminino e neutro.

Isso causa no aprendizado da língua uma grande confusão pois, os gêneros dos substantivos nem sempre coincidem com o do português. Isso explica porque um luxemburguês aprendendo português fala “O lua está bonito” . Porque Lua (“Mound” em luxemburguês) é um substantivo masculino e não feminino.

Se não decorarmos o substantivo JUNTO com o artigo corremos o risco de também confundirmos e falarmos desta mesma forma o luxemburguês. Portanto temos aqui um desafio para aprender o luxemburguês, decorar os substantivos com os artigos.

Isso dito, quais são os artigos? Vejamos primeiro os artigos no SINGULAR:

TipoMasculinoFemininoNeutroem português
Indefinidoe(n)enge(n)um / uma
Definidode(n)d’d’o / a

No PLURAL todos os gêneros tanto no definido quanto indefinido ficam como ” d’ “.

Aculturamento 2 da língua luxemburguesa

Para melhorar a pronúncia o artigo indefinido masculino “e” e o indefinido neutro “e” e também o artigo definido masculino “de” levam um “n” adicional quando estiverem antes de uma vogal e das consoantes d, h, n t, z. (esta é uma regra de pronuncia e será vista várias vezes)

Exemplos:

uma mulher -> eng Fra

a Julia -> d’Julia

o carro -> den Auto

um carro -> en Auto

os carros -> d’Autoen

Veja acima que o carro é masculino e TAMBÉM é um substantivo que começa por vogal. Logo, por conta disso é acrescentado um N para melhorar a pronuncia. Se não percebeu na nossa lição sobre saudações, isso também aconteceu. Veja que bom dia (gudde Moien) é diferente de boa noite (gudden Owend). A regra de pronuncia é a mesma, ou seja é acrescentado um N para suavizar a pronuncia.

publicado
Categorizado como Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *